Tudo o que você precisa saber sobre o coador Clever: o que é, como funciona e diferenciais

0 comentários

O coador Clever é um método de preparo de café não é muito antigo, mas que já é bem apreciado pelos amantes dessa bebida tão querida no Brasil. Surgiu há menos de 15 anos no Taiwan, mas já se popularizou pelo mundo todo.

Apesar de o seu formato lembrar o tradicional Melitta, o material é diferente, podendo ser produzido com acrílico, cerâmica ou vidro. Se você ainda não ouviu falar sobre o Clever, ou melhor, o “coador inteligente”, está no lugar certo. Neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas e garantir que você entenda seus diferenciais e vantagens. Continue a leitura para ter acesso a todas essas informações!

Detalhe do Coador de Café Clever
Coador de café Clever, também conhecido como “coador inteligente”.

O que é o coador Clever?

O coador Clever é um método de extração do café que conta com um sistema exclusivo de trava do utensílio, chamado “shut off”. Esse sistema permite o controle do fluxo de extração do café. Isso que dizer que é possível controlar o tempo que a água fica em contato com o café, o que resulta em diversas possibilidades de sabores.


Leia também: Moedores de café – guia completo para escolher o seu


Esse método de preparo, portanto, acontece por meio da infusão. É parecido com o coador tradicional, mas conta com diferenciais semelhantes ao da prensa francesa. Não é a toa que o coador Clever é chamado de “inteligente”, afinal, é possível extrair cafezinhos variados e deliciosos.

 

Como funciona o coador Clever?

Esse coador tem um design cônico e com ranhuras na parte interna. Além disso, como citado anteriormente, pode ser produzido em diversos materiais. Simples e prático, funciona por meio da imersão total para extrair o café, ou seja, o pó fica imerso na água quente por um determinado tempo.

Para o preparo do café é necessário utilizar um porta filtro tradicional de papel, metal ou pano. Além disso, o Clever conta com uma tampa que tem como objetivo manter a temperatura ao longo do processo de infusão. O pires, por sua vez, é responsável por amparar a cafeteira retirada de cima da xícara.

O controle da válvula desse coador é simples. Se o porta filtro for apoiado nos próprios pés, o disco é fechado. Por outro lado, se for posicionado na xícara ou jarra, o disco abre e libera o gotejamento.

 

Quais são as vantagens do coador Clever?

Um dos grandes diferenciais do coador Clever é a versatilidade, pois ele permite a extração de diferentes sabores do seu cafezinho. Você pode ir testando para mergulhar em estilos variados até encontrar aquele que agrada mais o seu paladar.

Esse método de preparo permite que você brinque com as variações de níveis de moagem e teste diferentes tempos para a infusão, que pode ser mais longa ou mais curta. É como um laboratório mesmo, portanto, se você é amante dessa bebida vai adorar as possibilidades de um coador como esse.

Outro diferencial interessante é em relação ao “shut off”, que já comentamos no início deste artigo. Além de permitir o controle do fluxo da extração do café, esse sistema também libera a água apenas ao posicionar o coador na superfície de uma xícara ou jarra. Muito inteligente, não é mesmo?

 

Clever X Prensa francesa

Se compararmos esse método de preparo com a prensa francesa, que também permite que você controle o tempo de infusão ao longo do preparo, a vantagem do Clever é que ele utiliza um porta filtro comum. O resultado? Um café mais limpo para você!

Além disso, o sistema de válvula por peso do Clever é mais fácil e simples do que empurrar o êmbolo da prensa francesa. Já deu para perceber que esse tipo de coador é muito adorado pela sua simplicidade e praticidade, né?

 

Como preparar o café com o coador Clever?

Preparar o seu café com o coador Clever é muito fácil. Comece separando 300 ml de água e 30g de café. Depois, siga esse passo a passo:

  • Aqueça a água e espere atingir a temperatura de 95°C;
  • Escalde o filtro;
  • Coloque o grão moído no filtro escaldado;
  • Despeje a água quente em movimentos circulares sobre o café e permita que a infusão aconteça (lembre-se de que você pode controlar o tempo de infusão);
  • Coloque o coador em cima de uma xícara ou jarra e espere o fluxo ser liberado.

 

Por que é um coador perfeito para os iniciantes no universo do café?

A resposta para essa pergunta não é difícil. O coador Clever é perfeito para os iniciantes porque é um método de preparo muito simples e prático. Em poucos minutos você está com o seu cafezinho pronto.

No entanto, as razões vão além! Quando você está começando a experimentar os diferentes tipos de cafés, é interessante ter acesso a várias possibilidades. Esse coador permite que você teste e encontre variações de sabores. Além de divertido, pois funciona como um laboratório de criação, é também uma forma de encontrar o tipo de café que você mais gosta.

É claro que mesmo pessoas mais experientes no preparo podem e devem utilizar o Clever, mas essa sempre será uma ótima indicação para quem está entrando no universo do café e deseja testar resultados incríveis na xícara.

 

Conheça o coador Clever na Café Já

Agora que você já conheceu o coador Clever e se apaixonou por esse método de preparo do seu cafezinho, que tal conhecer uma opção incrível desse produto no nosso site?

O coador de café Clever está disponível na opção de 300 ml e 500ml. O seu belo design carrega todas as funcionalidades e diferenciais que citamos neste artigo. Além disso, é produzido em acrílico e silicone e para o preparo podem ser utilizados quaisquer tipos de filtros, descartáveis ou não.

Compre o coador Clever diretamente em nossa loja!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(