Tipos de café: os drinks mais famosos

0 comentários

Existem muitos tipos de drinks de café. É possível experimentá-los de diferentes formas e explorar sabores inusitados. Apesar das variações de uma cultura para outra, é apreciado ao redor do mundo todo.

Diante de tantas possibilidades, é interessante se permitir degustar pelo menos os principais. Existe o pingado, o capuccino, o mocha, entre muitos outros.

Se você tem vontade de experimentá-los e conhecer melhor as diferenças entre todos esses tipos de café, vem com a gente pois preparamos um material completo sobre o assunto.

 

Tipos de café: 9 variações com leite

Separamos os tipos de café em duas categorias. A primeira que iremos conferir trata-se dos famosos cafezinhos que levam leite (e outros ingredientes) na sua composição!

 

1. Pingado

Esse é o tradicional cafezinho de boteco, para quem está com pressa, sabe? Trata-se de um copo de leite em como americano com uma pequena quantidade de café, ou seja, um pingo de café. É daí que vem o seu nome, pois em torno de 80% do copo é ocupado pelo leite.

É um tipo de café muito servido em padarias e botecos brasileiros, servido em copo americano.

 

2. Média

A Média também é conhecida como Café Latte ou apenas Latte. É bem parecido com o Capuccino, sendo composto por café, leite vaporizado e espuma. A diferença é que a Média é menos cremosa. É uma bebida muito encontrada nas padarias brasileiras.

No Rio Grande do Sul esse tipo de café é conhecido como Café Cortado.

 

3. Macchiato

O Macchiato é como um café expresso com o creme do leite por cima. No Brasil, é conhecido como café com espuminha, muito apreciado porque a crema do leite quebra o sabor intenso do café.

 

4. Café com Panna

Já ouviu falar sobre o Café com Panna? Ele é servido com café expresso e com uma cobertura de Panna, que é um creme de leite fresco batido na hora.

É um tipo de café muito comum na Itália. Sua principal característica é a mistura entre o sabor do café expresso e o adocicado do creme de leite fresco.

tipos-de-cafe-panna
O café com Panna é um drink bastante tradicional na Itália.

5. Café com chantilly

Falando em chantilly, o café com esse ingrediente também é apreciado por muitos. É composto por café expresso e uma camada deliciosa de chantilly por cima.

 

6. Café breve

Essa bebida é muito comum nos Estados Unidos. Trata-se do café expresso no fundo da xícara, o leite no meio e o creme de leite especial no topo. Infelizmente, é pouco encontrada no Brasil, mas não deixe de experimentar quando for ao país norte-americano.

 

7. Mocha

Huuum, o Mocha é o queridinho de quem é fã de chocolate. É composto por uma calda de chocolate, uma dose de café expresso, leite vaporizado e espuma de leite, sendo também conhecido pelo nome Moccacino. Interessante para quem não é tão fã de café, pois o chocolate e o leite quebram um pouco a intensidade.

Vale ressaltar que não é preciso misturar os ingredientes do Mocha. Você deve apenas colocá-los no copo e deixá-los se integrarem.

tipos-de-cafe-mocha
Se procura um drink de café com calda de chocolate e leite cremoso, então o Mocha é para você.

8. Capuccino

O Capuccino é muito famoso por todo o território brasileiro. Veja bem como ele é composto: proporções iguais de café, leite vaporizado e creme. A espuma precisa ser bem densa e cremosa e, para tornar a bebida ainda mais gostosa, é possível adicionar canela ou chocolate em pó.

 

9. Café com leite

Popular desde a década de 1950, esse não tem segredo! O café com leite é o básico de todos os dias: proporções iguais de leite e café em uma xícara.

 

Tipos de café: 7 variações da bebida pura

Agora vamos conferir os cafés puros, que não levam adição de leite. Existem vários nomes diferentes e é fácil se confundir, mas a partir de agora você ficará por dentro de tudo!

 

1. Café expresso

É um café curto, de 25 a 35 ml. A espuma (crema) que se forma se origina na extração e ele é bem encorpado por conta do rápido contato com a água durante a extração.

 

2. Ristretto

É um expresso super curto, de 15 a 20 ml, normalmente servido em uma xícara de 50 ml. É mais intenso do que o café expresso e é conhecido por ser o néctar do café, pois consegue trazer para a xícara o aroma e sabor dos grãos justamente por ser uma dose curtíssima.

 

3. Expresso brasileiro

Um pouco maior, apresenta de 40 a 50 ml. No Brasil, o padrão do expresso é de 50 ml, enquanto em outros países o máximo é de 30ml com o objetivo de não perder os óleos essenciais presentes nesse tipo de café.

 

4. Expresso italiano

Por mais que seja parecido com o café expresso, o diferencial pode ser encontrado no blend, sendo mais cremoso e aveludado. O seu tamanho vai de 25 a 35 ml.

 

5. Café longo

O café longo é um tipo de café expresso em quantidade maior. É composto por uma xícara de 100ml cheia. O café expresso curto costuma ter um sabor mais intenso, portanto, uma boa opção para quem não gosta do gosto muito forte do café.

 

6. Café carioca

Tem de 25 a 35 ml e é diluído em 20 ml de água quente. É um café com sabor fraco justamente por conter muita água.

 

7. Café americano

Também é um café diluído em água quente e pode ter 50 ml ou mais. O nome é decorrência do perfil do norte-americano, consumidor assíduo de café que não preza por um sabor tão acentuado da bebida.

 

Vamos experimentar?

Esses são alguns dos principais tipos de café que existem, mas as possibilidades de sabores da bebida continuam.

Existem várias formas de preparo, diferentes tipos de grãos e muito mais. Para continuar navegando por esse universo, não deixe de conhecer a Café Já.

A nossa loja virtual está pronta para atender às suas necessidades por meio de produtos variados e de altíssima qualidade.

Leia também:

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(