Semifredo de café: receita deliciosa que você precisa conhecer

0 comentários

É geladinho, mas não é sorvete. É recheado, mas não é bolo. Estamos falando do semifredo de café, um doce incrível e diferente de tudo o que você já provou.

Existem vários sabores e maneiras de prepará-lo, mas as nossas dicas de receitas são especiais para você que, assim como nós, é apaixonado por café. Que tal aproveitar o verão para testar em casa e fazer um semifredo para tornar seus dias mais refrescantes?

Separamos algumas dicas de receitas da sobremesa tipicamente italiana que vão te deixar com água na boca. Continue a leitura do artigo para conferir tudinho!

 

Semifredo de café com chocolate

Vamos começar com uma deliciosa receita de semifredo de café com chocolate. Perfeita para quem ama essa combinação entre dois sabores tão deliciosos, né?

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícaras de chá de café
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 4 claras em neve
  • 1 creme de leite fresco
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 tablete de chocolate ao leite

 

Modo de preparo

A boa notícia é que o preparo é simples e fácil.

Comece colocando em uma panela o café e uma xícara de chá de açúcar e leve ao fogo por volta de quinze minutos, até o ponto de meio fio. Esse ponto é quando a calda, ao ser levantada, escorre formando um fio.

Em seguida, junte a calda às claras em neve, batendo até formar picos. Reserve.


Leia também: Café com chocolate – 5 receitas que dão água na boca


Já em outra tigela, bata o creme de leite com as quatro colheres de açúcar em ponto de chantili e adicione as claras que estavam reservadas. Coloque a mistura em uma forma média desmontável (garanta que esteja forrada com papel filme).

Leve ao freezer para que endureça (normalmente leva por volta de 2 horas). Depois, dissolva o chocolate em banho-maria e sirva quente por cima do semifredo desenformado.

 

Semifredo de amendoim com shot de café

Se quiser inovar ainda mais na receita, que tal apostar no amendoim para criar sabores mais diferenciados no seu semifredo? Essa receita vai muito bem acompanhada de um shot de café, ou seja, você se delicia com o semifredo junto de um gostoso cafezinho.

Ingredientes

  • ⅓ de xícara de chá de pasta de amendoim sem açúcar
  • 1 colher de sopa de mel
  • ½ xícara de chá de creme de leite fresco
  • ½ xícara de chá de caldo de laranja
  • Amendoim torrado e sem sal

 

Modo de preparo

Para começar, coloque a pasta de amendoim, o mel e o caldo de laranja em uma tigela de tamanho médio. Misture todos os ingredientes até formar um creme liso.

Em outra tigela, coloque o creme de leite fresco e bata por cerca de 3 minutos até formar um creme bem firme.

Em seguida, junte por volta de 1/3 do creme batido à pasta de amendoim e misture bem para incorporar. Depois, adicione o resto do creme batido e misture fazendo movimentos circulares de baixo para cima. A maneira que você mistura é importante, porque dessa forma não se perde o ar do creme de leite batido e o doce fica leve.

Enfim coloque a base do semifredo em copos individuais ou outros recipientes e deixe no congelador para firmar (entre 1 e 2 horas).

Retire o semifredo do congelador e espero uns dez minutos para servir, pois assim fica mais cremoso. A dica de ouro é servir junto de um shot de café e amendoim picado: assim você cria ainda mais sabores diferentes e inesquecíveis!

 

Semifredo de café com pistache

Por fim, os apaixonados por pistache também não podiam ficar de fora, né? Por isso, separamos uma receita de semifredo especial que além do café, leva pistache.

 

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 80ml de café coado forte
  • 120g + 1 colher de sopa de açúcar
  • 80g de pistache cru sem casca e picado
  • 200ml de creme de leite fresco gelado
  • Grãos de café cobertos com chocolate

 

Modo de preparo

Comece separando as claras das gemas e batendo as gemas com o açúcar. Incorpore o café que já foi preparado e aqueça em foco baixo. Mexa bastante até que a mistura esteja aderindo à colher.

Em seguida, em uma frigideira sem óleo, torre os pistaches por volta de dois minutos. Depois, polvilhe-os com uma colher de sopa de açúcar e caramelize por um minuto.

Bata o creme de leite até chegar ao ponto de chantili. Logo, bata as claras em neve. Primeiro incorpore o chantili ao creme de café frio e, depois, adicione a clara batida. Por fim, adicione os pistaches.

Coloque o creme em um recipiente forrado com filme de PVC e não se esqueça de cobrir a superfície do doce também. Deixe no congelador por volta de 5 horas e desenforme. Se quiser, decore com grãos de café cobertos com chocolate para servir.

 

Experimente novos sabores e receitas de café

Viu só como o semifredo de café é fácil de fazer e fica delicioso? O mais interessante é que se trata de um doce muito versátil, que vai bem com amendoim, pistache, chocolate e o que mais a sua imaginação desejar.

Se quiser explorar ainda mais sabores inusitados, que tal experimentar outras receitas do nosso blog? Confira abaixo:

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(