Quem bebe café vive mais: mito ou verdade?

0 comentários
quem-bebe-café-vive-mais

Uma vida mais saudável e longa é resultado do cultivo de diversos hábitos saudáveis, entre eles a prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada. O que muita gente não sabe é que quem bebe café vive mais também, pelo menos é isso que os estudos confirmam.

O delicioso cafezinho que o brasileiro adora é uma bebida repleta de benefícios para o corpo e, portanto, ajuda as pessoas a viverem mais e com saúde. Neste artigo, tenha acesso a importantes informações sobre o assunto e descubra por que quem bebe café vive mais. Continue a leitura para conferir tudo!

 

Quem bebe café vive mais: por que isso é verdade?

Já foram realizadas várias pesquisas que comprovam o quão benéfico é o café para se viver mais. Uma delas foi realizada na Inglaterra e concluiu exatamente isso. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, Instituto Nacional de Saúde e da Escola de Medicina Feinberg, contou com mais de 500 mil pessoas no Reino Unido, entre 38 e 74 anos.

O resultado foi ótimo para os amantes da bebida, pois apontou que quem consome café vive mais e, ainda por cima, quem consome com frequência e em maiores quantidades tende a viver mais do que aqueles que bebem moderadamente.

Vale pontuar, no entanto, que os resultados são analisados como uma correlação e não uma conexão causal. Isso significa que não necessariamente o próprio café seja o motivo de uma vida mais longa, mas o hábito de consumo pode estar mais presente com outros hábitos que, em conjunto, criam uma vida mais saudável.

Outro estudo, realizado nos Estados Unidos, apontou dados interessantes também. Foram mais de 14 anos de pesquisa com mais de 400 mil pessoas, em que os cientistas compararam a taxa de mortalidade de quem bebe café com aqueles que não consomem a bebida. A boa notícia é que houve menos mortes entre os participantes que tomavam café (ao menos 3 xícaras ao dia) do que entre aqueles que não consumiam.

 

Afinal, quais são os benefícios do café?

Muito interessante, não é mesmo? Para entender melhor por que quem bebe café vive mais e como as substâncias da bebida fazem bem ao organismo, vale conhecer alguns dos seus principais benefícios. Mas, se quiser conferir uma lista completa com 20 benefícios do café para a saúde, não deixe de acessar este artigo completo sobre o tema que está disponível no nosso blog.

 

Ajuda a prevenir o Alzheimer

Entre algumas das doenças que são prevenidas pelo consumo de café, podemos citar o Alzheimer. Isso porque uma substância da bebida é responsável por elevar os níveis de um fator sanguíneo chamado GCSF, que atrasa a evolução da doença. Para completar, a cafeína também ajuda na redução da produção da proteína responsável pelo Alzheimer.

 

Faz bem para o fígado

O café protege o fígado da cirrose e do câncer. Pelo menos é o que um estudo da Universidade de Southampton afirma: o risco de desenvolver cirrose cai até 22% em quem bebe café.

 

Previne diabetes

Um relatório do Instituto Suíço de Informação Científica sobre o café confirma que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 é reduzido quando uma pessoa toma de duas a quatro xícaras de café por dia.

Isso porque o café acelera o metabolismo do corpo e as reações químicas acontecem mais rápido, o que pode ser benéfico para diminuir a concentração de glicose no sangue.

 

Faz bem para o coração

Quem bebe café vive mais, afinal, a bebida ajuda o coração. Estudos já confirmam que há uma conexão entre o consumo de café e a saúde deste órgão. É claro que ter outros hábitos saudáveis também é essencial. 

 

Reduz problemas respiratórios

Também existem pesquisas que apontam que as pessoas que bebem café com mais frequência tem uma probabilidade menor de desenvolver sintomas de asma. Até 2 horas após o consumo da bebida há uma melhora na função pulmonar.

 

Experimente diferentes sabores

Existem diferentes formas de preparar um cafezinho e experimentar sabores inusitados deliciosos. Hoje, com a imensa quantidade de cafeteiras e formas de se fazer a bebida é muito fácil sair da rotina e testar novos métodos.

Assim, você faz bem para a saúde e, ao mesmo tempo, vive experiências diferentes. Confira alguns dos tipos de cafés mais famosos:

Café gelado

quem-bebe-cafe-vive-mais

O café gelado é diferente de tudo o que você já provou e é uma ótima receita para os dias de verão. Uma bebida refrescante e que pode ser preparado de diversas formas.

Café na cafeteira italiana

quem-bebe-cafe-vive-mais

O café da cafeteira italiana é um dos mais tradicionais e pode ser preparado na famosa Moka, da Bialetti. O resultado é uma bebida de pouca acidez, leve amargor e sabor encorpado. Vale a pena experimentar!

Café americano

quem-bebe-cafe-vive-mais

Existem diversos mitos sobre o café americano. Muita gente acha que é somente colocar a bebida em um copo grande de 400ml, mas é bem mais do que isso. É caracterizado por ser mais fraco, pois leva adição de água e, por isso, muitos chama de “chafé”.

Café turco na Ibrik

quem-bebe-cafe-vive-mais

Por fim, quem gosta de preparar um cafezinho seguindo tradições não pode deixar de experimentar a Ibrik, que prepara um delicioso café turco, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É diferente porque é possível adicionar especiarias e criar sabores deliciosos, além, é claro, de ler a borra do café.

 

Beba café e viva mais

O universo do café oferece inúmeras possibilidades. Neste artigo você conferiu apenas algumas delas, o mais importante é estar aberto para as experiências e sabores proporcionadas pela bebida.

Lembre-se sempre de que o café faz bem à saúde, mas para viver mais é preciso aliar o consumo da bebida a muitos outros hábitos saudáveis. Por isso, sempre converse com o seu médico sobre o que pode fazer para viver mais e melhor!

Para ler outros artigos como este, navegue pelo blog do Café Já!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(