Conheça os diferentes tipos de chás e as suas características

0 comentários

O chá é uma bebida muito antiga e com diversos benefícios para o nosso corpo. Apesar do crescimento do consumo de diferentes tipos de chás, ainda existe certa resistência dos brasileiros, que são mais adeptos ao café.

Mesmo assim, é interessante notar como cresce o interesse por essa bebida, principalmente impulsionado por hábitos de vida mais saudáveis no dia a dia.


Leia também: 7 curiosidades sobre o chá


Se você ainda não costuma beber chá, este artigo é para você. Compilamos informações curiosas sobre a bebida e te ajudamos a entender quais são os principais tipos de chá. Com certeza, após a leitura, você vai querer ir até a loja online da Café Já conferir os chás e fazer o seu pedido. Vamos lá?

 

O que é o chá?

O chá é uma bebida preparada por meio da infusão de flores, flores, raízes de planta do chá. O processo da infusão, normalmente, se dá com a água quente. Existem diversos tipos de chás e, cada um, proporciona sabores e benefícios únicos.

No Brasil, o hábito de tomar chá não é tão grande como o de tomar um cafezinho, mas a popularidade dessa bebida vem crescendo também.

O que vem motivando esse hábito é a busca por qualidade de vida. Uma pesquisa da Europass Monitor revelou que entre 2010 e 2019 o consumo de chá cresceu 53% no Brasil.

 

Como surgiu o chá?

Acredite se quiser, mas o costume de usar folhas de chá para dar sabor à água fervida existe desde meados de 250 a.C., na China. A descoberta da bebida feita pelo imperador Sheng-Nung ocorreu por acaso, quando ele estava fervendo água próximo a uma árvore silvestre que balançava com o vento.

Acidentalmente, caíram algumas folhas em sua panela e o imperador experimentou e gostou da bebida. Foi assim que nasceu o chá, uma bebida que é o símbolo da China. O país é um dos principais produtores dos blends, que são as misturas de chás.

Hoje, no entanto, outros países também se destacam como grandes produtores de vários tipos de chás. Na Índia, por exemplo, há os melhores chás pretos. O Sri Lanka, por sua vez, é reconhecido pelos chás mais leves.

Para se ter uma ideia, em um ano são produzidas por volta de 5.966.467 toneladas de chá, sendo que a China é o maior produtor do mundo. Em seguida, vem a Índia. O Brasil, por sua vez, está lá embaixo no ranking, na 41° posição.

 

Quais são os benefícios do chá?

Existem vários tipos de chás e cada um pode ter um benefício mais evidente, mas no geral podemos citar alguns que são comuns e que fazem bem tanto para o corpo como para a mente. Confira!

 

Acalma a mente

Vivemos muito estressados no mundo atual. Às vezes, é difícil tirar um tempo para relaxar e abstrair a mente, mas sabia que muitos chás podem ajudar nesse sentido?

Alguns tipos da bebida reduzem os níveis de hormônio cortisol na corrente sanguínea e, assim, auxiliam no relaxamento e na concentração.

 

Ajuda a desintoxicar o organismo

Sabia que as nossas células estão sempre se renovando? Durante esse processo, elas morrem e outras são criadas, mas ao longo dos anos elas mais morrem do que são criadas, o que leva ao envelhecimento dos tecidos e órgãos.

Para completar, os radicais livres aceleram o processo de deterioração celular, mas os antioxidantes ajudam a impedir esse processo. E os chás estão repletos de antioxidantes que combatem o envelhecimento do organismo, ajudando na desintoxicação.

 

Melhora o sono

Muitas pessoas sofrem com a insônia e outros problemas para dormir. O chá é uma alternativa saudável e natural que pode ajudar a diminuir o estresse e promover o relaxamento geral do corpo.

Dessa forma, beber um chá à noite (principalmente de camomila e maracujá), antes de dormir, pode auxiliar em uma noite de sono bem mais tranquila.

 

Diminui os níveis de colesterol no sangue

Alguns estudos já revelaram que determinados chás, como o chá-verde, auxiliam na redução de colesterol LDL, inibindo a sua absorção. É claro que apenas beber o chá não vai fazer milagre, mas unir esse hábito a uma dieta saudável já é um primeiro passo.

 

Auxilia no emagrecimento

Para começo de conversa, os chás não têm calorias e fornecem uma ótima hidratação para o corpo. Além disso, muitos são diuréticos, ou seja, ajudam a evitar a retenção de líquido.

 

Reduz chances de problemas cardiovasculares

Junto de uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos, o chá pode (principalmente os chás-verde e preto) auxiliar na prevenção de infartos e derrames cerebrais.

 

Aumenta a imunidade

Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que e L-teanina, uma substância presente no chá, ajuda o sistema imunológico do nosso corpo a combater ataques virais ou bacteriológicos.

Outro estudo, do National Agricultura and Food Research Organization, apontou que os compostos do chá verde são capazes de diminuir os sintomas da rinite e outros problemas respiratórios.

 

Quais são os principais tipos de chás?

Chá verde

Um dos tipos de chás mais conhecidos e consumidos, pois combina com várias ervas e frutas. Feito a partir da Camellia sinensis, muita gente acha o seu gosto amargo, portanto, a mistura é sempre bem-vinda.

Entre os principais benefícios do chá verde, podemos citar: ajuda a prevenir o envelhecimento e o câncer, além de ter cafeína e dar um boom de energia para quem toma logo pela manhã.

 

Chá branco

Parente do chá verde e preto, o chá branco também é produzido por meio da planta Camellia sinensis.

Não tem sabor amargo e é feito por meio de um processamento simples que mantém todas as propriedades da erva. Também é muito conhecido como o chá que melhora o humor devido ao aminoácido L-teanina, que age no cérebro e aumenta os níveis de ácido gama aminobutírico (GABA).

Entre os outros benefícios, podemos citar: auxílio na oxidação do colesterol, redução de riscos de doenças cardiovasculares e é anti-inflamatório.

 

Chá preto

Muito difundido pela Inglaterra, o chá preto chegou ao Brasil por meio de imigrantes. Os ingleses, por sua vez, costumam consumi-lo junto de leite e açúcar, mas você pode tomá-lo puro.

Ele é parecido com o chá verde em alguns aspectos, principalmente porque se origina da mesma planta, a Camellia sinesis. No entanto, é feito a partir de brotos e folhas mais velhos. A diferença é que o pó do chá preto é torrado para que tenha um gosto mais suave.

Entre os benefícios para o corpo, podemos citar: propriedades anti-inflamatórias e adstringentes, além da energia da cafeína.

 

Chá oolong

Feito a partir de folhas da planta Camellia sinesis, a mesma utilizada para fazer o chá verde e preto. A diferença é que o chá oolong está em seu processamento, que é parcialmente oxidado.

Contém cafeína, antioxidantes polifenóis, magnésio, potássio, sódio, entre outras substâncias. No geral, podemos citar os seguintes benefícios: diminui o risco de doenças cardíacas, derrames e hipertensão.

Curtiu conhecer mais sobre os diferentes tipos de chás? Aproveite e dê uma espiada nos deliciosos chás que estão disponíveis na loja online da Café Já.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(