Como vaporizar o leite? Descubra dicas práticas!

0 comentários

Você não precisa mais ir às cafeterias para se deliciar com um café com creme, como um capuccino ou macchiato. Hoje em dia, com os utensílios de cozinha variados e dicas disponíveis na internet, você aprende facilmente como vaporizar o leite e fazer aquela espuminha deliciosa.

Portanto, esqueça essa história de que só os baristas conseguem criar cafezinhos deliciosos. Em lojas especializadas, como é o caso da Café Já, você encontra tudo o que precisa para preparar uma bebida incrível.


Leia também: Crema do café – o que é e a sua importância


E para te convencer sobre essa facilidade, preparamos um artigo completo sobre como vaporizar o leite, afinal, o leite cremoso é essencial em vários tipos de preparos. Aliás, acompanhe a leitura até o final para ter acesso a dicas de receitas que levam o leite cremoso!

 

O que é o leite vaporizado?

Bom, para começo de conversa é preciso entender o que é o leite vaporizado. Trata-se de um leite cremoso e doce, que forma uma espuma. Nas cafeterias é feito com o bico vaporizador de uma máquina de café expresso, enquanto em casa existem outras maneiras mais simples e práticas de produzir essa delícia.

O leite vaporizado vai em várias receitas de café sobre as quais falaremos no final do artigo. Além disso, para atingir o melhor resulta é preciso ficar atento em relação a algumas questões, por exemplo, o tipo do leite.


Leia também: Café cremoso – 4 receitas simples e deliciosas de fazer


Escolha o melhor e siga alguns critérios: o leite deve ser integral e ter, no mínimo, 5% de gordura, pois quanto mais gordura, mais cremoso e firme ele fica. O resultado é um creme brilhante, adocicado e denso. Huuum, já deu água na boca por aí também?

Além disso, em relação ao preparo não se esqueça de que não é recomendado ferver o leite, apenas esquentá-lo até formar as primeiras bolhas. Isso porque o calor é responsável por dissipar as moléculas de proteína e, consequentemente, fazer o leite perder a cremosidade.

 

Como vaporizar o leite?

Existem várias maneiras práticas e simples de vaporizar o leite para se deliciar com diversas bebidas incríveis . Confira como vaporizar o leite!

 

Mixer de mão

Se é cremosidade que você quer, então o mixer de mão é um ótimo utensílio para quem ainda não sabe como vaporizar o leite. Antes de iniciar o preparo, você pode esquentar o leite (ou usá-lo gelado também, tudo depende da sua preferência).

Coloque o leite em um recipiente e, em seguida, ligue o mixer e faça  movimentos com o utensílio até que o aspecto do leite esteja brilhante e bem consistente.

 

Prensa francesa

A incrível prensa francesa da qual todo apreciador de café é fã também é uma ótima maneira para vaporizar o leite e criar uma deliciosa espuma cremosa. Viu só como é uma cafeteira versátil?


Leia também: Como fazer um bom café: Prensa Francesa


Para executar o processo, basta fazer o seguinte:

  • esquente o leite no fogão ou micro-ondas;
  • colocar o leite dentro do recipiente da prensa fracesa;
  • pressionar o êmbolo para cima e para baixo algumas vezes até o leite ganhar volume;
  • prontinho: o resultado fica incrível.

 

Cremeira espumador de leite

Um método muito semelhante à prensa francesa é o espumador. Basta aquecer o leite e adicioná-lo no recipiente da cremeira. Em seguida, é só pressionar o êmbolo e a espuma se formar.

Na loja online da Café Já tem várias opções disponíveis da Cremeira Espumador da Pressca. Não deixe de conferir!

 

Micro-ondas

Não tem mixer, espumador e nem prensa francesa em casa e não sabe como vaporizar o leite? Fique tranquilo, pois ainda temos mais uma dica!

Basta usar o micro-ondas seguindo esse passo a passo:

  • coloque o leite em um pote de vidro com tampa;
  • agite o pote o mais forte que puder até que o leite se transforme em espuma e dobre de volume (faça isso em torno de 30 a 60 segundos);
  • tire a tampa e coloque o pote no micro-ondas por 30 segundos até que a espuma atinja o topo do recipiente.

 

Receitas de café que levam a espuma do leite

Agora que você já aprendeu como vaporizar o leite, vamos conferir algumas dicas de receitas de cafés que levam leite cremoso. Não deixe de experimentar, hein?

Capuccino

Uma delícia nos dias frios, o capuccino é um dos queridinhos dos amantes de café. Separamos uma receita fácil e prática, que fica bem cremosa. Olha só como é simples preparar essa bebida!

 

Capuccino cremoso

Ingredientes

  • 400g de leite em pó;
  • 300g de açúcar;
  • 50g de café solúvel;
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó;
  • 1 colher de chá de canela;
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Leite integral para o preparo

 

Modo de preparo

O modo de preparo do pó do capuccino é simples. Primeiro bata o café solúvel e o leite em pó no liquidificador com o objetivo de obter um pó bem fino. Em seguida, coloque essa mistura em um pote seco e que possa ser fechado depois. Adicione o açúcar, o chocolate em pó, a canela e o bicarbonato de sódio. Por fim, misture tudo para ficar homogêneo.

Agora basta fazer o processo de vaporização do leite e a cada 200ml acrescentar 3 colheres de chá do pó. Mexa bem e se delicie!

 

Macchiato

Também separamos uma receita de Latte Macchiato, um clássico italiano que leva o leite vaporizado e fica muito saboroso. Confira os detalhes!

 

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 1 capsula de café espresso
  • Utensílio para vaporizar o leite (mixer, cremeira, prensa francesa etc)

 

Modo de preparo

Comece extraindo o café expresso e vaporizando o leite conforme ensinamos aqui no artigo. Depois, despeje o leite em um copo, espere alguns segundos e, em seguida, acrescente aos poucos o café por cima. Prontinho: já pode se deliciar!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(