Como iniciar o seu cantinho do café? Confira dicas práticas e inspiradoras!

0 comentários

Todo apaixonado por um cafezinho gosta de ter os melhores utensílios para preparar a sua bebida. A experiência fica ainda melhor quando a sua casa conta com um cantinho do café, ou seja, um ambiente especial para organizar todos os produtos e itens relacionados ao café.

Se você está iniciando nesse universo, talvez não conheça todas as possibilidades, afinal, existem várias maneiras de se preparar um café e você pode experimentar diferentes tipos de utensílios no dia a dia. Neste artigo, separamos todas as dicas essenciais para criar o seu cantinho do café: dos produtos à decoração.

Continue a leitura para se inspirar e começar agora mesmo a criar o seu!

 

Cantinho do café para iniciantes: o que considerar?

Se você é um iniciante, não adianta já querer sair comprando um monte de coisas complexas. O ideal é começar pelo simples e prático. Como já citamos anteriormente, o universo do café é muito vasto e as possibilidades infinitas.

Recomendamos que você comece prezando pela simplicidade e, aos poucos, vá aprimorando o seu cantinho do café. Em seguida, confira as nossas dicas!

 

Coadores de café

Existem diversas maneiras de preparar o seu café. Uma das mais simples — e também uma das mais queridas — é o coador. Há o coador de pano, de papel, e alguns específicos de marcas muito reconhecidas, como o coador Hario ou Clever.

Em todos os casos o preparo é muito fácil, basta adicionar o pó de café no coador e despejar a água. Mas é claro que existem algumas dicas essenciais para extrair o melhor cafezinho no coador, por isso não deixe de conferir as nossas dicas nesse artigo completo sobre o assunto.

Dica da Café Já: considere o coador de café da Hario, que é um dos melhores do mercado e promete trazer muita praticidade para a sua cozinha.

 

Cafeteira italiana

A cafeteira italiana, ou moka, também é um método de preparo bem prático para quem está começando. E não podemos negar que uma beleza dessas no seu cantinho do café vai trazer muito mais charme, não é mesmo? Para quem não deseja ficar somente nos coadores, é possível encontrar alguns modelos da Moka mais acessíveis.


Leia também: Como fazer café na Cafeteira Italiana?


A Bialetti é uma marca com muita tradição (foi lançada em 1933) e os grandes apaixonados por café não deixam de experimentar a bebida com essa cafeteira. Tradicional, elegante e com design diferenciado, é um método de extração que funciona com a passagem da água quente sob alta pressão pelo café moído, quase como um expresso.

Dica da Café Já: se for adquirir uma cafeteira italiana, escolha pela Bialetti, a marca italiana que é referência e criou a Moka.

 

Xícaras

Se você está iniciando o seu cantinho do café talvez não saiba que existem muitos tipos de xícaras. É importante ter em mente que as maiores são destinadas ao consumo de bebidas mais fluidas, como café e chá. Já para bebidas espessas, como chocolate quente e café expresso, vale apostar nas xícaras menores.

Além dos tipos de xícaras com boca larga, base arredondada, cilíndrica e em formato de cone, existem também diferentes materiais de fabricação. Este utensílio pode ser feito em vidro, cerâmica, porcelana, ágata, louça.


Leia também: Xícaras de café – sua importância e tipos


Viu só como são muitas opções? Por isso, é importante entender qual tipo de café você vai consumir mais para adquirir os melhores tipos de xícaras. Ah, e é claro que para o cantinho do café ficar com a sua cara é importante que as xícaras traduzam a sua personalidade.

Dica da Café Já: confira as lindas xícaras da Le Creuset, uma marca icônica, que nasceu na França e conquistou o mundo.

 

Garrafas térmicas

Por fim, as garrafas térmicas também são um item indispensável para quem ama um bom café. Isso porque se trata de um produto que irá conservar a temperatura original da bebida por mais tempo, ou seja, é um recipiente isolado de armazenamento.


Leia também: Garrafas térmicas – como usar e escolher a sua


Há diversos modelos de garrafas térmicas, fabricadas com diferentes materiais e com uma capacidade que pode variar bastante. Os principais modelos são:

  • aquelas que possuem uma tampa de rosca;
  • aquelas com sistema de bombeamento para escoamento de líquido.

Vale pesquisar para entender qual é melhor para as suas necessidades, mas sempre se lembre de que é um item essencial para o seu cantinho do café.

Dica da Café Já: a Alfi, por exemplo, é uma marca reconhecida mundialmente quando o assunto é garrafa térmica. Além do lindo design, oferece produtos de altíssima qualidade.

 

Cantinho do café para avançados: quais são as dicas?

Bom, agora que já vimos as dicas mais básicas, chega a hora de ousar, ou seja, apostar em produtos mais complexos (ou que exigem maior investimento) para quem já é avançado no universo do café. Se você já tem certa familiaridade com os métodos de extração, confira o que separamos para incrementar ainda mais o seu cantinho do café.

 

Prensa francesa

É possível ir além dos coadores e testar diferentes extrações do seu cafezinho. A prensa francesa é muito popular na Europa e seu grande diferencial é que preserva os óleos naturais do café.


Leia também: Como fazer um bom café na Prensa Francesa


Apesar de ser fácil utilizar esse utensílio, exige um investimento um pouquinho mais alto, por isso é recomendado para quem já deseja aprimorar ainda mais o seu cantinho do café.

Dica da Café Já: a Bodum e a Bialetti oferecem ótimas prensas francesas, vale a pena conferir.

 

Moedores de café

Os moedores de café também são um item a mais, que pode complementar o seu cantinho do café. É recomendado apenas para quem realmente deseja colocar a mão na massa, ou seja, para quem curte moer o seu próprio grão de café.


Leia também: Moedores de café – guia completo para escolher o seu


Por que adquirir um moedor? Simplesmente porque ao realizar a moagem quando for consumir o café, você obtém uma bebida com mais qualidade, extraindo todo o potencial do grão.

Cada tipo de cafeteira exige uma moagem diferente, que pode ser mais fina, média ou grossa. É importante ficar atento a esse tipo de informação quando for preparar o seu cafezinho. Ah, e existem tanto moedores manuais como elétricos: confira vários modelos no site da Café Já.

 

Cafeteira Ibrik

Quer ir além e desbravar o universo do café turco? Então, você precisa complementar o seu cantinho do café com uma cafeteira ibrik. É conhecida por ser um dos métodos de preparo da bebida mais antigos da humanidade e, para completar, o café turco foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

O design da Ibrik é diferente de tudo o que você já viu: uma linda panelinha com um cabo bem comprido. Pode ser de metal, cobre, cerâmica ou latão.


Leia também: Cafeteira Ibrik – o que é e como usá-la


O café turco é repleto de tradições e seu método de preparo, em que o café não é filtrado, permite ler a borra do café. O resultado é uma bebida mais encorpada que pode ter sabores diferentes pelo uso de especiarias.

E a boa notícia é que não é um produto caro, apenas um pouquinho diferente (e, para alguns, mais difícil) de utilizar. Confira modelos disponíveis na loja online da Café Já!

 

AeroPress

Um método de preparo mais recente, criado em 2005. A AeroPress possui um tipo de extração no qual se utiliza filtro, descartável ou não, e a pressão do ar. O resultado é um café limpo e leve.


Leia também: AeroPress – o que é e como preparar o café!


O grande diferencial dessa cafeteira é que é um método bem flexível, ideal para quem gosta de testar e experimentar alterar o tempo da infusão, a velocidade da filtragem ou até mesmo a moagem dos grãos. Por isso, é recomendado para quem já tem certa experiência, pois assim é possível usufruir melhor do produto.

Não deixe de conferir esse produto no site da Café Já.

 

Máquinas de expresso

Por fim, não podemos deixar de citar as máquinas de expresso, as queridinhas de quem adora um delicioso café como de restaurantes, mas feito em casa. É muito simples preparar a sua bebida na máquina, mas como o investimento é alto para esse tipo de produto, nem sempre os iniciantes querem adquiri-lo.


Leia também: Cafeteira expresso Oster PrimaLatte – por que ter uma?


Hoje em dia já é possível encontrar as cápsulas de café expresso em vários supermercados e lojas especializadas.

É um investimento que vale a pena se a máquina for utilizada com frequência, afinal, o valor é bem mais alto do que de outras cafeteiras mais básicas. De qualquer forma, é um produto que promete incrementar o seu cantinho do café.

 

Não se esqueça da ambientação do seu cantinho do café

Agora que você já conheceu os principais utensílios para preparar e saborear um delicioso café na sua casa, não se esqueça de que para ficar perfeito é interessante também decorar o cantinho do café.

Você pode utilizar elementos decorativos, como quadros relacionados ao universo do café. Outros objetos complementares, como:

Tudo isso pode ajudar a tornar o ambiente ainda mais aconchegante e com personalidade. Confira, abaixo, algumas inspirações:

O charme da bandeja, porta xícaras e outros itens combinando
Simples e elegante ao mesmo tempo

E para continuar desbravando o universo, confira a loja online da Café Já, que disponibiliza os melhores utensílios para você montar o seu cantinho do café!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(