Como fazer café na Cafeteira Italiana?

0 comentários

Quem é apaixonado por um cafezinho sabe que cada método de extração tem as suas peculiaridades e delícias. Entre tantas opções, você sabe como fazer café na cafeteira italiana?

Trata-se de um método de preparo da bebida muito tradicional e prático, além de proporcionar sabores incríveis. A pergunta que você precisa se fazer é se sabe tirar o melhor proveito da cafeteira italiana, afinal, existem algumas técnicas e dicas específicas para preparar o seu café.


Leia também: Tipos de cafeteiras – guia completo para escolher a sua


Nós, da Café Já, sabemos que além de ter os melhores produtos na sua casa, é importante entender como utilizá-los da maneira correta para usufruir de todo o seu potencial. Por isso, preparamos este artigo completo sobre como fazer café na cafeteira italiana. Depois de ler você com certeza vai sair correndo para comprar a sua e preparar o seu café!

 

Qual é a história da cafeteira italiana?

Se estamos falando sobre como preparar um delicioso cafezinho na cafeteira italiana, não podemos deixar de contar como esse produto conhecido mundialmente surgiu.

Tudo começou com o italiano Alfonso Bialetti, fundador da marca Bialetti. Em 1933, ele lançou a Moka no mercado, ou seja, a cafeteira italiana. Comprou a patente da invenção de Luigi di Ponti e ficou muito famoso por isso, pois a cafeteira se tornou um sucesso.


Leia também: Bialetti – conheça a tradicional marca italiana que criou a cafeteira Moka


Tradicional, elegante e com design diferenciado, a Moka se tornou a queridinho dos loucos por café. Entre os seus diferenciais, podemos citar além do design icônico, a questão da sustentabilidade, pois não necessita coadores de papel e nem energia elétrica. Além disso, a praticidade e a limpeza simples são outros pontos de destaque.

cafeteira-italiana-no-fogao
A cafeteira italiana é utilizada diretamente no fogão, de preferência, com fogo baixo.

Como funciona a Moka?

Caso você ainda não saiba, a Moka é um método de extração do café que funciona por meio da passagem da água quente sob alta pressão pelo café moído, quase como um expresso. No entanto, o expresso tradicional tem uma pressão muito maior, equivalente a algo como nove a dez atmosferas na passagem da água.

A cafeteira italiana tradicional conta com dois compartimentos principais. A parte inferior armazena a água e fica direto no fogo, enquanto a parte de cima tem um formato octagonal, para onde vai o café pronto.

A bebida vai até o compartimento superior por meio de um tubo central com dois orifícios em cima. É por ali que o café passa devido ao efeito da pressão que a água quente.

O pó de café, por sua vez, é colocado em uma peça de metal com furinhos que está entre os dois principais compartimentos. Dessa forma, a água passa pelo café quando estiver subindo. Além disso, dentro do compartimento superior também há uma placa de metal com pequenos orifícios para que, assim, a água suba à superfície sem levar o pó de café junto.

O resultado de um cafezinho preparado na cafeteira italiana?  Pode apostar que é uma bebida deliciosa: com pouca acidez, sabor encorpado e leve amargor.

 

Como fazer café na cafeteira italiana?

Agora chegou a hora de aprender como fazer café na cafeteira italiana e pode ter certeza de que é bem fácil. Confira o passo a passo abaixo:

  1. No compartimento inferior da cafeteira, adicione água até a válvula de segurança;
  2. Coloque o pó de café no compartimento metálico que fica encaixado dentro da base;
  3. Enrosque a parte de cima da cafeteira e coloque um pouco de água gelada em cima para que a bebida não queime ao tocar as paredes de alumínio da Moka;
  4. Coloque a cafeteira no fogo e quando o café estiver passando pelo compartimento de cima, feche a tampa e apague a chama para não queimar o pó;
  5. Cerca de um minuto depois, o café já pode ser servido (lembre-se de beber na hora, pois a Moka não é térmica).
cafe-subindo-na-cafeteira-italiana
O café sobe para a parte superior da cafeteira italiana pouco antes da extração ser finalizada.

Dicas práticas para o preparo do café na cafeteira italiana

Para garantir a qualidade do seu café preparado na cafeteira italiana, é muito importante ficar atento a algumas dicas que separamos. Dessa forma, você evita erros que são muito frequentes e usufrui de uma bebida deliciosa.

 

A moagem ideal

Lembre-se de que a moagem é um ponto muito importante para que o café saia como esperado. No caso da cafeteira italiana, o correto é uma moagem média para grossa, pois o pó de café fino impede a passagem da água.

 

Gotinhas de água gelada

Um truque que nem todo mundo conhece, mas que é essencial: adicionar algumas gotinhas de água gelada na parte superior para evitar que a bebida fique amarga.

 

O momento de desligar o fogo

É comum que as pessoas deixem a cafeteira no fogão até que todo o café esteja na parte de cima, mas isso fará com que a água fervente queime o pó de café e a bebida fique bem amarga.

Preste atenção em quando a água estiver subindo, espere por volta de 10 segundos e já apague o fogo. Esse é o momento certo de retirar a cafeteira do fogão.

 

A escolha do pó de café

Para usufruir do melhor cafezinho, é essencial utilizar um pó de café de qualidade. Por isso, considere cafés especiais superiores.


Leia também: Café gourmet – o que é e seus diferenciais


A quantidade ideal de água e pó de café

Não se esqueça de que é importante também ficar atento em relação às medidas de água e pó de café. Se você colocar menos água do que o nível indicado, que é na altura da válvula, a pressão ideal não será feita para que a água suba.

Já para o pó, lembre-se da quantidade de pó recomendada, que é na proporção de 1:16, ou seja, 1g de pós para 16ml de água.

 

Compre a sua cafeteira italiana na Café Já

Agora que você já conheceu todos os benefícios e sabe como fazer café na cafeteira italiana, não deixe de garantir a sua.

Na loja online da Café Já, há muitos produtos disponíveis no modelo da tradicional Moka e outras variações também, sempre com a qualidade Bialetti. Clique aqui para ir direto para o nosso e-commerce e conferir tudo!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(
Newsletter