Cafeteira Ibrik: o que é e como usá-la

0 comentários

A cafeteira Ibrik, também chamada de “cezve”, é conhecida mundialmente por ser um dos métodos de preparo de café mais antigos que existem na humanidade, há mais de 4 séculos. É utilizada para fazer o famoso cafezinho turco, que tem características bem peculiares.

Além disso, em 2013 o café turco foi considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Incrível, não é mesmo?

Se você é fã de uma boa história envolvendo essa bebida, precisa conferir este artigo até o final, pois vamos te contar tudo sobre a Ibrik e o café turco. Curiosidades, tradições, modo de preparo e muito mais.

Vem com a gente?

 

O que é a cafeteira Ibrik?

A Ibrik é a cafeteira onde é preparado o café turco. Trata-se de uma espécie de “panelinha”, que pode ser feita de metal, cerâmica, cobre ou latão.

Uma das suas principais características é o cabo comprido, que foi criado para evitar queimaduras no momento do preparo do café no fogão. É interessante notar como as Ibriks atuais, mesmo depois de séculos, mantêm essa característica em comum que remete aos primeiros modelos da história.

Além disso, outro diferencial do café turco é que muita gente gosta de adicionar especiarias, como canela, noz-moscada, cravo moído, entre outros. Dessa forma, o resultado é uma bebida bem concentrada e encorpada, podendo ter sabores diferenciados por conta do uso de especiarias.


Leia também – Xícaras de café: sua importância e tipos


Você provavelmente nunca viu uma cafeteira tão estilosa e diferente, que praticamente cria um ritual no momento do preparo da bebida. É como uma viagem no tempo!

 

Como preparar o café turco com a Ibrik?

Agora que você já entendeu o que é a cafeteira Ibrik e as suas peculiaridades, vale conhecer o preparo do café nesse utensílio.

Em seguida, confira o passo a passo:

  1. Adicione o pó de café na cafeteira Ibrik;
  2. Se quiser, adicione as especiarias que preferir;
  3. Coloque 50ml de água por pessoa (deve ser água filtrada ou mineral e fria);
  4. Misture bem;
  5. Leve a sua Ibrik ao fogo baixo e espere o café borbulhar;
  6. Assim que borbulhar, desligue o fogo e deixe a Ibrik descansar por alguns instantes;
  7. Enquanto isso, tire a espuma que se formou no topo da cafeteira e coloque na xícara;
  8. Repita esse mesmo processo de levar a Ibrik ao fogo e descansar a bebida mais 2 vezes para obter um café forte e cremoso;
  9. Despeje o café na xícara e aproveite a bebida!

 

Dicas práticas para preparar o melhor café turco

Viu só como é simples preparar o seu cafezinho turco na Ibrik? Mas fique ligado, pois é importante ficar atento em relação a alguns pontos ao longo do preparo. Confira quais são:

  • Use cafés especiais, pois são de qualidade superior e os que são vendidos no supermercado não possuem a moagem adequada, que deve ser a extrafina;
  • Sempre prepare o seu café turco no fogo baixo para não prejudicar o sabor da bebida;
  • Utilizar as especiarias não é uma obrigatoriedade, mas ajuda a dar um sabor ainda mais exótico para o seu café;
  • Sirva o café com um copo d’água para limpar o paladar;
  • Não beba imediatamente, pois é preciso esperar os sedimentos depositarem no fundo da xícara;
  • Atenção: nesse método de preparo a água ferve junto do café e a bebida NÃO é filtrada.

 

Se não é filtrado, para onde vai o pó do café?

A pergunta que não quer calar é sobre o que acontece com o pó do café, visto que a bebida não é filtrada antes do consumo. Você já deve ter ouvido em borra de café, não é mesmo?

Bom, no café turco, o pó vai para o fundo da xícara. Dessa forma, surgiu o costume de ler a sorte na borra do café, uma tradição milenar também.


Leia também: Borra de Café, Cafeomancia e Café Turco


Para entender melhor sobre esse lado místico da bebida, conheça um pouco sobre a história do café turco e suas tradições!

 

A história do café turco

A história do café começou na Etiópia e no Iêmen. O Oriente Médio teve um papel importante na popularização da bebida ao redor do mundo todo. Assim, no século XV, os grãos de café passaram a ser exportados para diversos países árabes e, por volta de 1555, chegaram a lugares como a Constantinopla, que é a atual Istambul.


Leia também – Grãos de café: do cultivo à xícara


O seu consumo, cada vez mais disseminado, fez com que nascessem locais especializados em café e a bebida foi se tornando muito simbólica e popular na Turquia também.

Precisamos pontuar que além da técnica de preparo do café turco ser diferenciada, ele tem uma representação importante, pois é motivo de celebração, encontros e trocas de ideias entre as pessoas. Representa amizade, conversas e hospitalidade.

 

Tradições relacionadas ao café turco

Sabia que o café turco influencia a cultura da Turquia até hoje?

Em casamentos, por exemplo, é uma tradição que a família do noivo visite a casa da noiva. Ela, por sua vez, deve preparar e servir um delicioso café turco para os convidados. Segundo as lendas e tradições, se a mulher está interessada em se casar com aquele homem, deve colocar açúcar em seu café. Mas se não quiser ou não tiver certeza, coloca sal. O homem, por sua vez, deve beber o café até o fim, mesmo que com sal.


Leia também: Como conservar o café? 3 dicas essenciais!


Outra tradição é a leitura da borra de café, que fica no fundo da xícara, já que a bebida não é filtrada. Um lado místico muito interessante, afinal, as pessoas têm o desejo natural de prever o futuro.

Estamos falando sobre a cafeomancia, ou seja, a arte de prever o futuro por meio da borra de café. Existem algumas pessoas que estudam sobre isso para conseguir identificar os símbolos e interpretar as figuras que aparecem. Para ler a borra, diz o ritual que antes é preciso virar a xícara de ponta cabeça.

 

Qual Ibrik comprar para fazer seu café turco?

Na loja online da Café Já você encontra os melhores modelos de Ibrik, a famosa cafeteira turca. Toda a tradição que você procura está aqui! Separamos alguns dos nossos produtos para você conferir:

Ibrik Ceraflame Colonial Pomodoro

A Ceraflame é uma das marcas mais reconhecidas na produção de Ibriks. Este modelo de 240ml é fabricado em cerâmica e está disponível em diferentes cores.

É resistente a choques térmicos, a prova de riscos, é atóxico e, para completar, preserva o calor por mais tempo. O seu cabo é de madeira e removível.

Para conferir mais detalhes do produto, clique aqui!

 

Ibrik Ceraflame Twist Cobre

O design dessa Ibrik é um pouco diferente, mas também é de 280ml e fabricada em cerâmica. Tem características bem similares à cafeteira turca anterior, ou seja, também é a prova de riscos, preserva calor por mais tempo e resiste a choques térmicos.

Para conferir mais detalhes do produto, clique aqui!

 

Mergulhe no ritual do café turco com as nossas Ibriks

Agora que você já conheceu todos os diferenciais da cafeteira turca, Ibrik, não perca mais tempo e comece a preparar o seu cafezinho nos moldes orientais conferindo as nossas cafeteiras Ibrik!

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(