Café para cafeteira italiana: tudo o que você precisa saber

0 comentários
cafe-para-cafeteira-italiana

Entre tantos métodos de preparo de café, a cafeteira italiana é um dos mais adorados ao redor do mundo todo. Tradição, sabor e praticidade são a marca registrada dessa cafeteira também conhecida como Moka. Mas você sabe qual é o café para cafeteira italiana? Como preparar a bebida?

Existem vários tipos de grãos, moagens e outras peculiaridades nas quais é preciso ficar de olho quando estiver preparando a sua bebida. Neste artigo, confira dicas essenciais e comece a preparar o seu cafezinho agora mesmo!

 

O que é e como funciona a cafeteira italiana?

Bom, se estamos falando sobre cafeteira italiana não podemos deixar de citar o fundador da Bialetti, Alfonso Bialetti, que em 1933 lançou a Moka, ou seja, a cafeteira italiana. Nem todo mundo sabe, mas ele comprou a patente da invenção de Luigi di Ponti e, com o sucesso, acabou ficando famoso. Muita gente acha que foi o próprio Bialetti quem criou a Moka, mas não foi.

Leia também: Bialetti: conheça a tradicional marca italiana que criou a cafeteira Moka

A cafeteira italiana tem um design diferenciado octagonal que é reconhecido de longe pelos apaixonados por café. Além disso, o uso é muito simples também: basta colocar a cafeteira diretamente no fogão, de preferência com fogo baixo. Justamente pela sua praticidade, não necessita energia elétrica e nem coadores de papel.

É interessante ressaltar que se trata de um método de extração que funciona da seguinte forma: a água quente passa sob alta pressão pelo café moído. É parecido com o expresso, mas a pressão é menor.

O design icônico da cafeteira conta com dois compartimentos onde, na parte inferior, é armazenada a água e vai para o fogo. Já a parte superior é para onde vai o café já pronto. O pó, por sua vez, é inserido em uma peça de meta com furinhos que está entre os dois compartimentos principais.

Parece complexo, mas tudo o que você precisa fazer é colocar água e café, levar a sua cafeteira italiana ao fogão e ficar atento ao momento de certo de apagar o fogo.

 

Como preparar o café na cafeteira italiana?

O resultado deste café é de pouca acidez, leve amargor e sabor encorpado. Agora que você já sabe melhor como funciona o método de extração, confira o passo a passo para preparar o seu em casa:

  1. O primeiro passo é colocar água no compartimento inferior da cafeteira (adicione até a válvula de segurança);
  2. Em seguida, coloque o pó de café no compartimento metálico que fica entre os dois compartimentos principais (uma espécie de reservatório);
  3. Enrosque a parte de cima da cafeteira italiana;
  4. Não se esqueça de adicionar um pouquinho de água gelada em cima para que a bebida não queime quando tocar as paredes da cafeteira;
  5. Leve a cafeteira ao fogo baixo com a tampa aberta e quando o café estiver passando pelo compartimento de cima, feche a tampa e apague o fogo;
  6. Espere por volta de um minuto e depois sirva (a Moka não é térmica, por isso beba na hora).

Ainda ficou alguma dúvida? Confira o vídeo abaixo que ilustra bem o processo:

Café para cafeteira italiana: o que é recomendado?

cafe-para-cafeteira-italiana

Agora que você já entendeu como preparar a sua bebida na Moka, é importante entender qual é o melhor café para cafeteira italiana. Sabia que existem vários tipos e moagens? Por isso, é preciso ficar atento em relação às principais recomendações porque uma moagem errada pode estragar totalmente o seu café.

Lembre-se de que se trata de um método de extração em que a água quente passa sob pressão pelo café moído. Portanto, a moagem deve ser média para grossa, já que o pó de café muito fino impede a passagem da água neste processo.

Além disso, para que o café saia exatamente do jeito que você gosta, é interessante optar por um pó de café de qualidade, ou seja, cafés especiais superiores. Você pode comprar os grãos e moer na hora ou, se preferir, já comprar direto o pó mesmo. O importante é entender que os cafés gourmet e especial são os mais indicados, pois são os melhores avaliados pela ABIC e pela SCA, respectivamente.

Leia também: Café gourmet - o que é e seus diferenciais

Por fim, mas não menos importante, é necessário ficar de olho nas medidas de pó e água quando for preparar seu café para cafeteira italiana. Isso porque se você não colocar as medidas corretas, a bebida não sairá conforme o esperado. No caso da Moka, é sempre indicado colocar a água na altura da válvula de segurança, caso contrário, a pressão para a água subir não vai acontecer. O pó, por sua vez, deve ser adicionado na proporção 1:16, ou seja, 1g de pó para 16ml de água.

 

Compre sua cafeteira italiana no Café Já

O melhor do universo do café você encontra aqui, inclusive as cafeteiras italianas da Bialetti. Confira algumas delas:

 

Cafeteira Italiana Bialetti Brikka

cafe-para-cafeteira-italiana

A Bialetti Brikka 4 xícaras conta com a tecnologia Brikka System, que torna a sua cafeteira italiana em uma máquina de expresso. Essa inovação é possível por conta de uma nova válvula de pressão de controle de pressão. Incrível, né? Fabricada em alumínio polido, é compacta, leve e prática.

Clique aqui para conferir todos os detalhes do produto.

 

Cafeteira Italiana Bialetti Rainbow

cafe-para-cafeteira-italiana

A cafeteira da linha Rainbow tem cores incríveis, como este modelo vermelho. Tem capacidade para 3 xícaras e é fabricada em alumínio polido. Assim como todos os produtos da Bialetti, é de alta qualidade e muito prática para o dia a dia. Um produto que une tradição e modernidade para deixar a sua cozinha mais charmosa: também disponível nas cores azul claro e verde.

Clique aqui para conferir todos os detalhes do produto.

 

Cafeteira Italiana Bialetti Nuova Moka Express

 

cafe-para-cafeteira-italiana

Esta Nuova Moka Express tem capacidade para 3 xícaras e também é fabricada em alumínio polido. Um item indispensável para todos os apaixonados por um cafezinho.

Clique aqui para conferir todos os detalhes do produto.

 

Continue navegando pelo site do Café Já

Se você gostou destes modelos de cafeteiras italianas, não deixe de conferir todos os outros que estão disponíveis em nossa loja online.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(