Café americano: o que é e como preparar

0 comentários
café americano

 

Já reparou que o café americano é o grande companheiro em muitos dos filmes estrangeiros que assistimos? É comum vermos os atores andando pelas ruas de cidades como Nova York com um copo de café do Starbucks na mão.

Todo brasileiro já sonhou em segurar o seu copinho de café na Times Square, não é mesmo? A boa notícia é que enquanto não dá para ir até os Estados Unidos, é possível experimentar o típico café americano no conforto da sua casa.

Preparar essa bebida, que tem algumas particularidades, não é complicado e proporciona uma experiência diferente. Todo apaixonado por café precisa conhecer as maneiras mais famosas de se fazer café e hoje vamos te ensinar tudo sobre o estilo americano da bebida. Continue a leitura para conferir os detalhes!

O que é o café americano?

Falou em café americano e você já visualizou um copão de 300ml, 400ml ou até mesmo 500ml. É isso que vemos nos filmes e séries e, por isso, criamos uma imagem sobre esse tipo de café. Acontece, no entanto, que apenas colocar um café qualquer nesse copo no estilo Starbucks não é o suficiente para denominar a bebida como café americano.

Os brasileiros estão acostumados a tomar uma pequena xícara de café em diferentes momentos do dia, de manhã, durante a tarde e até à noite. Além disso, também não temos o hábito de preparar a bebida da mesma maneira que os americanos.

O café americano se caracteriza por ser mais fraco, pois leva adição de água. Trata-se de um expresso que é preparado normalmente e, em seguida, é colocada a água quente. Para os brasileiros, essa bebida tipicamente americana é chamada de “chafé”, mas isso não significa que seja ruim, vai do gosto de cada um. Mas não se engane ao pensar que por ser mais suave o café americano não contém muita cafeína. Tem sim!

Como preparar o café americano?

O brasileiro acaba fazendo muita confusão em relação ao café americano e algumas pessoas não têm clareza sobre como é o preparo dessa bebida que, por sinal, é bem simples de se fazer.

Fazer esse tipo de café é muito fácil, pois o modo de preparo consiste em simplesmente adicionar água quente a uma xícara de expresso, o que torna a bebida bem mais suave. Por isso, os americanos tomam quantidades maiores de café, afinal, fica mais diluída.

Leia também: O café e o ponto certo da água

Para prepará-lo, você não precisa daquele copo tipicamente americano, pode fazer em uma xícara normal que tenha em casa. Lembre-se de utilizar 200ml de água fervente para uma cápsula de café de intensidade forte. Basta preparar o café expresso normalmente e, em seguida, colocar a água.

Uma variação interessante: conheça o Long Black

O Long Black é um café muito comum na Austrália e Nova Zelândia e é parente do americano, pois também é feito por meio da adição de água quente para tiros de café expresso. A diferença é o Long Black mantém o creme e é menos volumoso e, assim, fica mais aromatizado. O preparo é bem simples também, apenas invertendo a ordem dos passos do café americano. Primeiro você deve colocar a água quente no copo e, depois, adicionar o expresso.

Para ficar clara a diferença entre o americano e o Long Black, confira o vídeo abaixo:


 

Curiosidades sobre o café americano

É interessante ressaltar que esse método de preparo era muito utilizado por soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial para que as bebidas rendessem mais e durassem mais tempo. Assim, essa invenção foi adotada pelos baristas americanos e esse se tornou um café conhecido mundialmente.

Conheça outros métodos de preparo com a Café Já

Se você curtiu conhecer melhor o café americano e o seu método de preparo, com certeza vai querer se aprofundar ainda mais em outras maneiras de fazer o seu cafezinho. Que tal na cafeteira italiana? E na AeroPress e na prensa francesa? Vale a pena ter em mente que o café é uma bebida muito versátil, em que você pode explorar diferentes sabores e intensidades.

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são verificados antes da publicação
Parabéns! Agora você pode utilizar o cupom CHEGUEICOM5 e receber o desconto!
Este e-mail já está cadastrado :(